Apertem os cintos, vamos viajar!

       Na quinta-feira (07/06/2018), antes do café as crianças realizaram a chamada viva, e a pintura do calendário, nesse dia não houve leitura diária.
       Depois do café, contei as crianças que iríamos continuar nossa brincadeira e viajar para um lugar que eu não lembrava o nome, e uma das crianças disse: "Egito!". Nesse dia a aplicação do PAP também foi compartilhada com a turma do maternal C.
      Quando untamos as duas turmas na sala vizinha, Nanci e eu conversamos com as crianças e explicamos que elas fariam uma viagem por dois países muito legais, Espanha e Egito e conheceríam várias lugares diferentes do Brasil. Nanci começou a contar sua história e levou as crianças para a Espanha, mostrou aspectos da cultura e história do lugar com lindas imagens de pontos turísticos na companhia do Touro Afonso e seu amigo o menino Ruan.
          Em seguida foi minha vez de levar as crianças ao Egito, projetei também diversas imagens dos principais pontos do país e desbravamos as terras dos faraó na companhia de Núbia nossa amiga Egípcia.
       Durante a contação das duas histórias a cada momento que aparecia um nova imagem enorme na parede da sala as crianças apontavam: "Olha professora, atrás de você, o prédio.", "Olha o touro.", "Nossa que boneco grande" (em referência as estátuas do museu do Cairo). No decorrer da contação fizemos intervenções como, "Vamos andar de camelo", "Ai como é quente esse deserto", "Olha vamos colocar o cinto pro avião decolar". Num dos momentos do faz de conta, falei para as crianças imaginarem cozinhar um prato típico lá do Egito, o koshari, feito de macarrão, feijão, tomate, e carne, mas essa carne era diferente carne de carneiro, o momento mais engraçado foi quando perguntei quem já tinha comido carne de carneiro e maioria das crianças disseram: "Eeeuuu, eu já comi professora!". O passeio de barco pelo Rio Nilo também foi muito significativo, sentei junto com as crianças e começamos a remar pelo rio, observando a paisagem.
       Ao retornarmos para a sala de aula, contei para a as crianças que esquecemos de levar um maquina fotográfica para tirar fotos e registrarmos nossa viagem, então para gurdarmos uma lembrança, fizemos um desenho assim como as pinturas que vimos no museu do Cairo, disse que elas deveriam desenhar a parte que mais gostaram na nossa viagem.
       Após o almoço, as crianças não conseguiram ir ao parque porque os brinquedos estavam molhados por conta da garoa dos últimos dias, as professora entregaram panelinhas para as crianças e brincamos juntos até o horário da saída.

Comentários

  1. Que bonito, Thaís!
    As crianças esqueceram de levar máquinas fotográficas na viagem, mas e você? Fotografou? Alguém fotografou para você?

    Quero saber mais: o que desenharam? Do que mais gostaram?
    Você fotografou os desenhos?
    E os passeios: pelo Nilo, pelo museu, pelo deserto, pelo mercado?
    Como foi?
    Entraram no faz-de conta?
    E como foi estar com todas juntas - as crianças de seu grupo e as crianças do grupo de Nanci?
    As professoras ajudaram?
    Participaram? Entraram no faz de conta?
    Interferiram?
    Conta mais...


    Guardou?

    ResponderExcluir

Postar um comentário