Crianças matriculadas: 21
Crianças presentes: 16
Hoje, 23/05/2018, as crianças foram
recepcionadas pela professora Luciana, enquanto a professora Andressa
organizava seus materiais em sua mesa. Conforme acomodavam em seus lugares, me
aproximei e perguntei como estavam. Todos tinham algo a dizer, então
coloquei-me a escutar o que cada um tinha a contar.
Hora do café, mas antes:
-
Laura, Bia, Gabi... [criança por criança] vai fazer xixi.
Após o café, as professoras realizaram
uma brincadeira no estacionamento da escola. Trata-se de um tapete onde haviam
quatro fileiras de formas geométricas, conforme exemplo abaixo:
Figura 1 – Jogo de Geometria
Escolheu quatro crianças para iniciar
a brincadeira.
-
Paulo você é o dono desse daqui. Que figura é essa?
Paulo responde que não sabe, então a
professora direcionada a pergunta para a turma e todos respondem:
-
Um triângulo.
A professora orienta:
-
Entendeu Paulo, trata-se de um triângulo. Você e o dono do triângulo. Manu,
qual figura é essa?
Manu, olhando pra baixo, responde que
não sabe. Então, a professora convida a próxima criança a qual responde que se
refere a um quadrado. Professora:
-
Sophia, já que a Manu errou você será a dona dessa figura.
Fernanda, próxima criança diz que a
figura ao lado do quadrado trata-se do círculo. A professora convida novamente
Manu e pergunta qual é o nome da última figura.
Manu e todas as outras crianças não
souberem responder, então a professora explicou:
-
Essa figura é o retângulo, igual ao quadrado só que mais cumprido. Vocês
entenderam?
4 crianças distribuídas entre as
figuras (e as outras sentadas). A professora joga o dado, onde no lugar dos
números encontram-se as formas geométricas e, o lado que sair, a criança “dona”
da figura deve dar um passo à frente. Ao jogar o dado, a professora questiona o
lado que saiu, as crianças respondem prontamente que foi a “bolinha”, a
professora os corrige, dizendo que chama-se círculo, entretanto, o que caiu
fora o triângulo – as crianças, por estarem sentadas, responderam o lado que
estava virado para elas, entretanto, a professora esperava a resposta do lado
de cima do dado.
Paulo apresentou muitas dúvidas em
relação as formas geométricas e, em uma das tentativas, a professora Luciana
comentou com a professora Andressa:
-
Também, o aluno mais sequelado.
Talvez, se as professoras tivessem
demostrado como brincar, as crianças não teriam tanta dificuldade, causando
tanto transtorno as professoras.
Ao final da brincadeira, as
professoras questionaram todas as crianças (uma a uma) sobre o nome das figuras
geométricas e, fizeram uma lista de crianças que haviam acertado / errado.
Ao retornarmos para a sala, elas
disseram para as crianças que elas estavam piores que a turma do ano passado e,
era preciso prestar mais atenção.
Quarta-feira = dia de filme! O filme
escolhido para o dia foi “As Aventuras de Ozzy”.
Perguntei a professora Luciana o que
ela achava se deixássemos as crianças sentarem no chão, de forma que todas
pudessem ficar viradas para televisão. A mesma respondeu que achava muito ruim
deixar as crianças no chão e, que o mais confortável seria cada uma em seu
respectivo lugar. Então, pedi permissão para que pudesse ajudar àquelas que estavam
de costas para TV e, assim organizamos a turma.
Em uma determinada cena do filme,
Emanoel me chamou e disse que estava com medo (uma cena que aparece uns
cachorros maiores e que prendem Ozzy). Peguei em sua mão e expliquei que na
verdade era só um desenho, que não trata-se de uma verdade... antes que pudesse
terminar de acalmá-lo, a professora Luciana respondeu:
-
Emanoel, que feio! Que manha é essa?! Você nunca foi de fazer isso.
Pausa para almoço.
Voltamos do almoço e, antes mesmo do
filme terminar, os pais e as peruas começaram a chegar.
Ana Paula Sapatini Marques
Comentários
Postar um comentário