No primeiro dia de imersão da residência (15/05/2018), cheguei na escola alguns minutos antes das crianças entrarem, as demais residentes e eu, ficamos esperando nos bancos próximos ao refeitório. Foi possível perceber que algumas crianças são levadas pelos pais para a escola, e outras chegam pelo transporte.
A diretora Tatiane, nos recebeu e nos levou até as respectivas salas. Eu realizarei a imersão na sala do Maternal B, sob supervisão das professoras Neide e Gisele, ambas trabalham há mais de 10 anos na escola. A sala possui 3 mesas em formato circular e deixam as crianças escolherem os lugares que querem sentar. No ambiente também existem um espelho, algumas caixas com brinquedos e outros brinquedos espalhados num canto, algo diferente de outras escolas que ja visitei refere-se ao fato de cada sala possuir seu próprio banheiro, de forma a facilitar bastante o uso pelas crianças.
Nessa terça-feira, o dia iniciou na sala do maternal com a professora Gisele realizando a leitura do livro "A paixão pela Lua" da autora Maria Cristina Vieira, aparentemente as crianças apreciam muito a leitura pois nesse instante todas sentaram no chão e prestaram muita atenção na história que a professora contava, em seguida as crianças puderam folhear o livro. Após o café da manhã, as crianças se dirigiram ao parque externo, onde brincaram nos escorregadores e minimotocicletas, e retornaram a sala apenas depois do almoço.
No retorno a professora realizou a chamada viva, onde as crianças mostram uma placa com o nome de cada criança e a letra inicial, os pequenos devem reconhecer seu nome, feito isso, elas pegam a placa com a professora e penduram com um pregador de roupas num pequeno varal que fica na janela da sala. Ao final do dia, as professoras buscaram uma caixa com panelinhas e utensílios domésticos de brinquedos, que segundo elas, as crianças nunca tinham utilizados, pois foram comprados há mais ou menos um mês. As professoras dividiram os itens e distribuíram entre as mesas, interessante que todos os objetos eram cor de rosa ou lilás, cores consideradas como "femininas" pelas fábricas e lojas de brinquedos, no entanto, todas as crianças utilizaram os mesmos brinquedos, inclusive uma das mesas em que tinham apenas meninos, e em nenhum momento eles se recusaram a brincar. Circulei em alguns momentos pelas mesas para perceber a imaginação das crianças e como elas interagiam entre si. As crianças vão embora por volta das 11h30 da manhã, os pais e os auxiliares do transporte as buscam na sala de aula.
Por fim, conversamos antes de encerrar nosso horário com a coordenadora Alessandra, que nos explicou o funcionamentos da escola, dos projetos, reforçou nosso papel enquanto residentes e se mostrou extremamente solicita para quaisquer dúvidas que surjam durante o período que estaremos na instituição.
Oi Thais, gostei de seu primeiro relato.
ResponderExcluirÉ bom saber que as crianças podem escolher onde sentar.
Aparentemente você teve um boa impressão das professoras formadoras em relação as crianças. Isso é bom!
São quantas crianças na sala?Quantos meninos e quantas meninas? Quantas vieram nesse dia? O que mais além das mesas, espelho e caixas com brinquedos e outros brinquedos espalhados num canto, existe na sala?
essa rotina é sempre seguida?
Onde as crianças descansam? Ou no maternal elas não descansam mais? Alguém demonstrou sono? Cansaço? Como as professoras responderam a isso?
Bom que as crianças conseguem participar da atividade de leitura. Elas falam? perguntam pela história? Como foi esse momento de todas irem folhear os livros? Elas foram espontaneamente? A professora pediu/mandou?A professora leu ou contou a história? Todas as crianaçs folhearam o mesmo livro? Como foi essa dinâmica? Um livro só para quantas? Falavam sobre a história enquanto folheavam?
E no parque? Como brincavam? Alguma mediação das professoras instigou as brincadeiras? As crianças conversavam entre si?
Como brincaram com as panelinhas? Falavam? Sobre o que? O que você ouviu circulando pelas mesas?
Atente/atentem para as relações entre as crianças eprofessoras, crianças e crianças, crianças com brinquedos, espaços, atividades: o que falam, como fazem, como respondem ao que é proposto, ao que acontece?