Primeiro dia de Residência na EPG Martins Penna

       No primeiro dia de imersão da residência (15/05/2018), cheguei na escola alguns minutos antes das crianças entrarem, as demais residentes e eu, ficamos esperando nos bancos próximos ao refeitório. Foi possível perceber que algumas crianças são levadas pelos pais para a escola, e outras chegam pelo transporte. 
       A diretora Tatiane, nos recebeu e nos levou até as respectivas salas. Eu realizarei a imersão na sala do Maternal B, sob supervisão das professoras Neide e Gisele, ambas trabalham há mais de 10 anos na escola. A sala possui 3 mesas em formato circular e deixam as crianças escolherem os lugares que querem sentar. No ambiente também existem um espelho, algumas caixas com brinquedos e outros brinquedos espalhados num canto,  algo diferente de outras escolas que ja visitei refere-se ao fato de cada sala possuir seu próprio banheiro, de forma a facilitar bastante o uso pelas crianças.
       Nessa terça-feira, o dia iniciou na sala do maternal com a professora Gisele realizando a leitura do livro "A paixão pela Lua" da autora Maria Cristina Vieira, aparentemente as crianças apreciam muito a leitura pois nesse instante todas sentaram no chão e prestaram muita atenção na história que a professora contava, em seguida as crianças puderam folhear o livro. Após o café da manhã, as crianças se dirigiram ao parque externo, onde brincaram nos escorregadores e minimotocicletas, e retornaram a sala apenas depois do almoço.
       No retorno a professora realizou a chamada viva, onde as crianças mostram uma placa com o nome de cada criança e a letra inicial, os pequenos devem reconhecer seu nome, feito isso, elas pegam a placa com a professora e penduram com um pregador de roupas num pequeno varal que fica na janela da sala. Ao final do dia, as professoras buscaram uma caixa com panelinhas e utensílios domésticos de brinquedos, que segundo elas, as crianças nunca tinham utilizados, pois foram comprados há mais ou menos um mês. As professoras dividiram os itens e distribuíram entre as mesas, interessante que todos os objetos eram cor de rosa ou lilás, cores consideradas como "femininas" pelas fábricas e lojas de brinquedos, no entanto, todas as crianças utilizaram os mesmos brinquedos, inclusive uma das mesas em que tinham apenas meninos, e em nenhum momento eles se recusaram a brincar. Circulei em alguns momentos pelas mesas para perceber a imaginação das crianças e como elas interagiam entre si. As crianças vão embora por volta das 11h30 da manhã, os pais e os auxiliares do transporte as buscam na sala de aula.
       Por fim, conversamos antes de encerrar nosso horário com a coordenadora Alessandra, que nos explicou o funcionamentos da escola, dos projetos, reforçou nosso papel enquanto residentes e se mostrou extremamente solicita para quaisquer dúvidas que surjam durante o período que estaremos na instituição.

Comentários

  1. Oi Thais, gostei de seu primeiro relato.
    É bom saber que as crianças podem escolher onde sentar.
    Aparentemente você teve um boa impressão das professoras formadoras em relação as crianças. Isso é bom!
    São quantas crianças na sala?Quantos meninos e quantas meninas? Quantas vieram nesse dia? O que mais além das mesas, espelho e caixas com brinquedos e outros brinquedos espalhados num canto, existe na sala?
    essa rotina é sempre seguida?
    Onde as crianças descansam? Ou no maternal elas não descansam mais? Alguém demonstrou sono? Cansaço? Como as professoras responderam a isso?

    Bom que as crianças conseguem participar da atividade de leitura. Elas falam? perguntam pela história? Como foi esse momento de todas irem folhear os livros? Elas foram espontaneamente? A professora pediu/mandou?A professora leu ou contou a história? Todas as crianaçs folhearam o mesmo livro? Como foi essa dinâmica? Um livro só para quantas? Falavam sobre a história enquanto folheavam?

    E no parque? Como brincavam? Alguma mediação das professoras instigou as brincadeiras? As crianças conversavam entre si?

    Como brincaram com as panelinhas? Falavam? Sobre o que? O que você ouviu circulando pelas mesas?

    Atente/atentem para as relações entre as crianças eprofessoras, crianças e crianças, crianças com brinquedos, espaços, atividades: o que falam, como fazem, como respondem ao que é proposto, ao que acontece?





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