Olha o gol, olha o gol!! Do Egito!!

       Na quarta-feira (06/06/2018), conheci a professora Luzinete, que substituía a professora Gisele que precisou se ausentar, no momento antes do café da manhã, Luzinete contou histórias e cantou várias músicas com as crianças e conversou com os pequenos até o horário do café.
       Depois do café da manhã foi momento de iniciar o primeiro dia do PAP que foi compartilhado com a turma do maternal C. O dia estava chuvoso e tivemos que mudar nossos planos, e realizar a atividade no parque interno e não no externo como planejado. 
      Antes de realizarmos as brincadeiras, fiz uma conversa com a minha turma (maternal B), sentamos no chão e perguntei se elas sabiam o que era futebol, quase todas as crianças levantaram a mão, perguntei se elas sabiam o nome de algum jogador famoso, nesse momento todas fizeram silêncio, então a professora Neide disse: "Nei, nei, nei..." e as crianças: "Neymar professora, ele é jogador de futebol!". Falei que ele ia jogar num campeonato chamado Copa do Mundo, onde vários países se juntam para jogar futebol, e questionei quem sabia o nome de algum país, nesse momento Miguel disse: Brasil é um país, um lugar, também comentei que outros países vão jogar, como Espanha, França, Portugal um país muito legal e interessante chamado Egito. 
      Falei para as crianças que no Egito tinha um deserto muito quente, pirâmides e estátuas gigantes, tesouro e múmia, antes de perguntar quem sabia imitar uma múmia, Ester levantou e disse: "A múmia anda faz assim ó", esticando o braços para frente e andando com o corpo todo duro.Contei às crianças que iríamos viajar para o  Egito, mas antes íamos fazer algumas brincadeiras que as crianças lá do Egito gostam de fazer.
        Fomos ao parque interno e lá as duas turmas se encontraram, antes das crianças iniciarem a brincadeira, improvisamos o gol com os próprio brinquedos do local, conversamos com as duas turmas novamente, e explicamos que o importante era chutar a bola e fazer gol, como nos jogos de futebol. Quando entregamos a bola as crianças se dispersaram e começaram a correr e subir nos brinquedos, então a professora Neide sugeriu que chamássemos as crianças em pequenos grupos enquanto as outras comporiam a torcida do estádio, dessa forma atividade fluiu bem até toda as crianças jogarem.
       Depois realizamos as atividades com corda, nessa brincadeira as crianças puderam ir em números maiores, a diversão estava estampada na face dos pequenos nesse momento, o mais interessante era a cara de susto quando a corda ia subindo e a dificuldade em pular aumentava, e continuávamos na brincadeira: "Vamos pular as ondas" dizia a residente Nanci. 
        Após o almoço as crianças brincaram com os brinquedos da classe até o horário da saída.

Comentários

  1. A professora Luzinete fez mais um gol em nosso placar: "no momento antes do café da manhã, Luzinete contou histórias e cantou várias músicas com as crianças e conversou com os pequenos até o horário do café" (!).

    De repente o que é quase banal, nos parece incrível, porque raro.
    Luzinete nos mostra que é possível fazer várias coisas dentro de um tempo (antes do café da manhã) e de um espaço ( a sala) onde quase nada costuma acontecer - porque, como explica Nanci, tempos, espaços e materiais são pouco aproveitados por professoras e, consequentemente, pelas crianças.

    Bom que você, Nanci e Luzinete conseguiram compartilhar entre vocês os objetivos e estratégias planejadas e que bom que conseguiram reformular e fazer as coisas acontecerem brincando junto com as crianças.

    Veja o que perguntei para Nanci e pergunto para você também sobre a estratégia de formar pequenos grupos.

    Abr.
    Fátima

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